Alt Text
A Gaza Works é uma ONG que tem como principais áreas de atuação o Desenvolvimento da Igreja, Agricultura e Saúde. A GW, trabalha em 4 Distritos (Chibuto, Guija, Mabalane e Massingir) na Província de Gaza em Moçambique e a sua sede está no Distrito de Chókwè.
A GW é de âmbito Provincial e congrega em forma de Umbrela, 12 associações agrícolas.
Portuguese English
EN nº 101, Ex Dimac, Chókwè +258 87 632 7082 smapossa@wr.org

Juntos Fazemos a Diferença

Um ditado secular já dizia A união faz a Força, o que não se difere do Provérbio Juntos Fazemos a diferença. Os diversos feitos de GW e os seus respectivos impactos são o fruto da união entre as pessoas, as quais arduamente trabalham juntas e unidas para ultrapassar os tantos problemas que a vida lhes oferece.

É imperioso cultivar a mentalidade dos diferentes grupos de pessoas, extratos sociais, culturas e crenças para que todos se juntem numa única causa quer seja económica, espiritual ou Social na Comunidade de modo a reduzir ou erradicar as elevadas taxas de pobreza ou vulnerabilidade. Estes assuntos exigem do colectivo de GW uma entrega e dedicação redobrada.

Os  investimentos que GW tem colocado à disposição das comunidades mais desfavorecidas, através da criação de associações agrícolas, construção de infraestruturas adicionais têm contribuído bastante na superação de carência dos alimentos com taxas elevadas de nutrientes, acesso ao empoderamento das pessoas, maioritariamente senhoras viúvas, divorciadas e crianças órfãs. Não só, está claro que definitivamente os beneficiários desta bênção nunca seriam capazes de por si a só conseguirem adquirir os equipamentos individualmente, pois, os custos são extremamente onerosos. E, porque juntos compartilham a dívida do custo de investimento isto torna obviamente facilitado dando o poderio de todos conseguir a sua reposição com tranches simplificados e individuais definidos à base dos rendimentos que cada membro realiza até ao fim de cada campanha agrícola, respeitando, porém, um limite de 3 a 7 anos de um empenho na agricultura.

As nossas associações trouxeram um enorme impacto nas comunidades onde operam, havia é que em certos lugares, culturalmente mulheres não podiam liderar homens, nalguns casos noras não podiam liderar sogras, mulher não podia tomar decisão sobre os lucros conseguidos à base do seu trabalho e nem dar o seu ponto de vista em relação ao seu uso, entre outras tradições.  Estas são áreas cujo o marido é que podia decidir. Ora, esta situação já está ultrapassada, resultado de estudo colectivo da palavra de Deus, debates intensos sobre culturas e civilização mesmo no mundo secular.

Os rios que facilitam a irrigação dos campos das nossas associações alguns estão próximos aos campos agrícolas, outros nem por isso, até em distancias de 1.600m a 1700m. Os membros dessas associações para fazer a água chegar até sua machamba com base em tubagem de 110mm, precisam de abrir uma valeta de aproximadamente 50cm x 60cm onde será embutido este tubo. Parece trabalho bem penoso, mas porque a ideia é fazer tudo juntos, esta distância é dividida pelo numero total dos membros onde cada um fica com um pedaço de possível trabalho com próprias mãos, em associações com a média de 40 membros, pelo menos ninguém escavará mais que 45m.

Samuel David Sibanda

Subscribe To Newsletters

Sigas-nos

Alt Text
Facilitar a criação de associações agrícolas e prove-las de capacidades económica, técnica, social e espiritual para que possam desempenhar um papel activo na transformação holística das suas comunidades.

Contacto

Estrada Nacional nº 101, Ex Dimac, Chókwè - Moçambique

+258 87 632 7082

smapossa@wr.org

Acerca da Gaza Works

Links úteis

Explore