A GW é de âmbito Provincial e congrega em forma de Umbrela, 12 associações agrícolas.
A GW é de âmbito Provincial e congrega em forma de Umbrela, 12 associações agrícolas.
É um imperativo o rejuvenescimento dos solos nas áreas de produção de alimentos cuja a irrigação é a base de tubos de gotejamento. Daí que priorizamos o uso de adubação orgânica o que também garante alimentos mais saudáveis por estes serem igualmente orgânicos.
O motivo mais saliente ao insistirmos na incorporação de material orgânico no solo é garantir a vitalidade dos micro-organismos que vivem em simbiose com as plantas.
Uma das formas cientificamente aceites para repor o nitrato nos solos usados na produção de alimentos é a constante incorporação de restos vegetais, folhas e capim seco, incluindo os vários tipos de esterco animal como: (bovino, galináceo de morcego e outros). Sendo que observamos com atenção a plantação cíclica de culturas comerciais dentro de intervalos rigorosamente controlados, de seguida fazemos a rotação de culturas para uma integral compensação do desgaste dos nutrientes absorvidos pelas culturas no solo ao longo de cada safra.
Um dos sonhos da GW, é tomar como sua responsabilidade a manufaturação massiva de fertilizante orgânico e posterior uso pelas associações agrícolas filiadas, mediante pagamento de um preço simbólico. Acreditamos que com resultados promissores, outros agricultores independentes poderão se interessar por este adubo natural daí que sua posterior venda poderá competir o mercado.
Pensamos ainda que a ideia é bastante interessante pois, não só reduzirá o custo ao farmeiro na produção de alimentos devido a redução de uso encarecido de fertilizantes químicos que tem vindo a ganhar espaço na actividade, como também contribuirá na dessalinização do solo.
De referir que será desenvolvida a experiência piloto na associação de Banhela, e os resultados ditarão a posterior réplica nas restantes associações.