Alt Text
A Gaza Works é uma ONG que tem como principais áreas de atuação o Desenvolvimento da Igreja, Agricultura e Saúde. A GW, trabalha em 4 Distritos (Chibuto, Guija, Mabalane e Massingir) na Província de Gaza em Moçambique e a sua sede está no Distrito de Chókwè.
A GW é de âmbito Provincial e congrega em forma de Umbrela, 12 associações agrícolas.
Portuguese English
EN nº 101, Ex Dimac, Chókwè +258 87 632 7082 smapossa@wr.org

HISTORIAL DE GAZA WORKS

Gaza Works   foi criada em Fevereiro de 2018, aquando da extinção da World Relief International, uma ONG que operou no pais desde 1992 a 2017, suportando as áreas de Saúde, Educação, Agricultura e Empoderamento da Igreja Local. O seu quadro do pessoal é composto por 18 trabalhadores, sendo a maioria o remanescente daquela Organização Internacional.

Durante a vigência da WR em Moçambique, foram realizadas várias actividades de maior impacto a partir dos programas que eram desenvolvidos na Comunidade. A malnutrição crónica que mais afectou as crianças de (0 – 5 anos), ao nível da nossa Província, foi uma das maiores causas que mais contribuiu para a maior taxa da mortalidade infantil. Sendo este um dos tópicos que as nossas voluntárias ensinavam às mães em pequenos grupos de estudo, nasceu a vontade de se criar alternativa para suplementar a parte nutricional que estava em falta naquela faixa etária, originando assim mortes constantes.

Agricultura  como solução para o suplemento nutricional

As voluntarias faziam pequenas contribuições monetárias ou de espécies para comprar géneros alimentícios que fossem necessários para salvar as crianças em risco de vida e, porque a situação era grave, elas não conseguiam na totalidade resolver o problema. Daí nasceu a ideia de se criar associações agrícolas, onde ao invés de comprar o que quisessem, passariam a produzir pessoalmente no campo. Para o efeito, as primeiras pessoas a integrar este novo tipo de organização foram as voluntárias que pertenciam aos grupos de discípulos, que passaram a ver parte da sua missão com sucesso, “resgate da vida das Crianças”

Normalmente começamos uma associação numa área de 4ha, para um número de 40 membros, o equivalente a 1000m2 para cada membro. Os beneficiários devem ser de famílias diferentes como forma de abarcar o maio número possível de famílias na comunidade,  as pessoas com maior vantagem para integrar à associação são aquelas cujas condições de carência e vulnerabilidade sao extremas, como as viúvas, os órfãos e desamparados com vontade de trabalhar com mãos próprias. Este movimento foi se expandindo tendo como piloto o distrito de Massingir onde começou, nas aldeias de Mucatine e Chinhangane, passou para outros distritos como Chibuto, Mabalane e Guijá respectivamente.  

Estancada em definitivo a situação de malnutrição, iniciou a batalha na consolidação do desenvolvimento holístico das comunidades através da equipe de Gaza Works tendo como base as associações agrícolas já implantadas. Actualmente, as associações têm dado maior contribuição na erradicação da pobreza dos seus membros e das suas comunidades, desde a variação da dieta alimentar, educação dos seus filhos mesmo até ao ensino superior, construção de casas melhoradas, criação de animais de pequeno e grande porte, surgimento de pequenos mercados nas comunidades onde elas estão inseridas alavancando assim economia das suas comunidades e circunvizinhas.

 

 

Samuel David Sibanda

Subscribe To Newsletters

Sigas-nos

Alt Text
Facilitar a criação de associações agrícolas e prove-las de capacidades económica, técnica, social e espiritual para que possam desempenhar um papel activo na transformação holística das suas comunidades.

Contacto

Estrada Nacional nº 101, Ex Dimac, Chókwè - Moçambique

+258 87 632 7082

smapossa@wr.org

Acerca da Gaza Works

Links úteis

Explore