Alt Text
A Gaza Works é uma ONG que tem como principais áreas de atuação o Desenvolvimento da Igreja, Agricultura e Saúde. A GW, trabalha em 4 Distritos (Chibuto, Guija, Mabalane e Massingir) na Província de Gaza em Moçambique e a sua sede está no Distrito de Chókwè.
A GW é de âmbito Provincial e congrega em forma de Umbrela, 12 associações agrícolas.
Portuguese English
EN nº 101, Ex Dimac, Chókwè +258 87 632 7082 smapossa@wr.org

Gaza Works e Nutrição

Gaza é uma província semi-árida no Sul de Moçambique com chuvas baixas e erráticas. Não adianta falar com as mães sobre a melhoria da ingestão nutricional da sua família sem a possibilidade de irrigação.

As comunidades nesta província que dependem tradicionalmente da agricultura de subsistência e não têm a possibilidade de plantar uma variedade de vegetais e culturas de frutas. Esta falta de variedades alimentares nutricionais resultou numa elevada percentagem de desnutrição crónica ao longo do tempo. As crianças são mais vulneráveis às infeções como resultado de um sistema imunitário enfraquecido.

Muitos treinamentos de consciencialização têm sido feitos para promover o consumo de alimentos mais nutritivos, mas sem irrigação tem-se revelado muito desafiante para cultivar uma grande variedade de culturas.

Um dos principais objetivos da GW foi introduzir um sistema de irrigação sustentável que ajudasse a diminuir a carga de trabalho das mulheres, bem como aumentar a produção e consumo de alimentos mais nutritivos que possam até beneficiar as comunidades circunvizinhas.

Esse objetivo foi concretizado através da formação de associações que consistem numa média de 40 pessoas das quais 95% são mulheres e a instalação de sistemas de rega gota a gota cobrindo 4ha na fase inicial.

Não só os membros da associação, mas também as suas comunidades circunvizinhas têm agora acesso próximo a uma variedade de alimentos nutritivos de diferentes cores a preços acessíveis.

A principal mensagem nutricional é muito simples e fácil de lembrar. As mães são encorajadas a produzir refeições com pelo menos 3 ou 4 cores diferentes, brancas, amarelas, verdes e castanhas.

  1. Branco (milho etc) para dar energia.
  2. Amarelo/laranja (Manga, papaia, cenouras e abóbora-cheirosa para apoiar o sistema imunitário e os olhos.
  3. Verde (legumes frondosos) para complementar a dieta com diferentes vitaminas para uma saúde melhorada
  4. Marrom/Castanho (feijão) para adicionar proteínas para construir músculos e ajudar no crescimento corporal.

Assim como um pote de 3 pernas não ficaria com apenas uma ou duas pernas, uma pessoa facilmente adoeceria se comesse apenas uma ou duas cores.

Para além das 5 linhas de rega gota a gota que cada agricultor tem para fins comerciais, têm também uma linha privada em que podem plantar qualquer cultura nutritiva que queiram para consumo próprio sem custos adicionais.

Foi feita uma avaliação em pelo menos 3 associações:

Mães e crianças com menos de 2 anos de uma associação foram pesadas no início de uma associação e novamente no final do primeiro e segundo ano. O ganho médio de peso por criança por ano foi comparado com o crescimento médio de crianças fora das associações. Ficou claro que houve um aumento significativo de peso nas mães e nos seus filhos dentro de uma associação em comparação com os que estão fora de uma associação.

Salomão Maposse

Subscribe To Newsletters

Sigas-nos

Alt Text
Facilitar a criação de associações agrícolas e prove-las de capacidades económica, técnica, social e espiritual para que possam desempenhar um papel activo na transformação holística das suas comunidades.

Contacto

Estrada Nacional nº 101, Ex Dimac, Chókwè - Moçambique

+258 87 632 7082

smapossa@wr.org

Acerca da Gaza Works

Links úteis

Explore