A GW é de âmbito Provincial e congrega em forma de Umbrela, 12 associações agrícolas.
A GW é de âmbito Provincial e congrega em forma de Umbrela, 12 associações agrícolas.
Chinhangane é a Associacção que mais foi afectada pelas cheias de Fevereiro de 2023
No período entre os meses de Outubro a Abril, Moçambique é ciclicamente atingido por cheias, sendo fenómeno atribuido para a sua localização geográfica, sujeita à passagem de tempestades/Ciclones que causam altas chuvas no Pais e nos Paises Vizinhos.
No ano 2023, Ciclones e Tempestade provocaram cheias na Regiao Sul de Moçambique (Maputo, Gaza e Inhambane) que também afectaram a Associação de Chinhangane “A”, tendo alagado a area de Produção na sua totalidade, correspondente a 4Ha de cultura de Tomate, deixou infraestrutura e as culturas submersas causando a total destruição das plantas de tomate em toda area; e Alagou a Estrada causando intransitabilidade da via de Acesso para Chinhangane “B”.
Chaimite
Nesta Associação, as águas das cheias causaram intransitabilidade da via de Acesso para o campo, inundando uma área de 2Ha da Produção da cultura de Bananas.
Outras duas Associações que também tiveram o problema de intransitabilidade da via de acesso pelas cheias foram a de Mukhotwene e de Banhela. Seus campos não foram afectados mas a falta de via de acesso condicionou a continuação da assistência às suas culturas.
Nesse período de emergência, as 12 Associações enfrentaram grande desafio porque tiveram que movimentar o equipamento de rega (Motobombas e Electrobombas) retirando das margens dos Rios para zonas altas, por ameaça de cheias e adoptarem novas estratégias para continuarem a rega nessas condições.